CAPTALISMO CONSCIENTE

O que é capitalismo? É um Modo de Produção. Deve-se entender o capitalismo, não apenas como um modelo econômico, mas sim com um olhar no sentido de processo de produção. Como as pessoas e a sociedade se organiza para produzir o que necessita e transformar o meio de forma a atender as suas necessidades.

São premissas fundamentais para o pensamento capitalista; a Propriedade privada (o Direito de propriedade), a Produtividade (Incentivo ao lucro) e a Economia de mercado (lei da oferta e da demanda).

Para melhor entendimento, devem-se observar as fases pelas quais o capitalismo passou ao longo de sua evolução. De uma maneira muito simples pode-se destacar 4 fases. Primeira fase, a Mercantilista sec. XV ao XVIII – surge na necessidade da Europa em desenvolver seus recursos para atender uma população cada vez maior e ávida de novidades, bem como expandir suas terras e fronteira e consequentemente suas riquezas. Desta forma o estado com recursos próprios e com recursos de terceiros (Burgueses) financiava e organizava viagens em busca do “novo mundo”. Destacaram-se nesta época Portugal e Espanha, muitas outras seguiram neste caminho na sequência.

Segunda fase, a Industrial Sec. XVIII ao XIX, com as novas máquinas, novas oportunidades e novos modelos produtivos são desenvolvidos. Porem a desigualdade social e a ausência de regras para as relações de trabalho favorecem a consolidação das classes sociais, dando margem ao movimento de luta de classes.

Terceira fase, a Monopolista sec. XIX a 1970 surgem os monopólios e oligopólios. Neste período a sociedade passa por mudanças extremamente fortes, do fim de várias monarquias europeias, ainda vivendo modelos produtivos antigos, novos ajustes geopolíticos são construídos e os dois maiores conflitos bélicos que a humanidade presenciou. Tudo isto aliado a novos interesses energéticos mundiais, faz surgir esta fase do Capitalismo, onde os Estados Unidos da América tornam-se protagonista, superando a Europa.

Quarta fase, a Financeira Informacional 1970 – à atual. Esta fase, embora recente, é muito importante, pois viveu e está vivendo transformações drásticas, tanto em termos de políticas energéticas, tecnológicas, socioculturais e globalização das informações, entre outras.

Novas preocupações e objetivos nascem, novos termos e modelos relacionais, novos movimentos e novas siglas. Ou seja, novos tempos, será a quinta fase do Capitalismo o Capitalismo Consciente?

O Capitalismo se desenvolveu nos últimos 600 anos demonstrando flexibilidade se adaptando e evoluindo, sendo resultado das relações entre o Desejo pessoal, o Controle do estado e o Conceito de Stakeholders. Hoje apresenta elevado nível de Informação das Pessoas (internet), a evolução cultural da sociedade (multi influência globalizada em tempo real) e o acesso à tecnologia (lei de mercado). Além da evolução da subsistência para a busca da satisfação ou felicidade (novos objetivos sociais). Por fim, hoje parece que a garantia de sobrevivência da humanidade se baseia no equilíbrio da relação entre Responsabilidade, Senso de Comunidade e Sustentabilidade.

Enfim, o trabalho existe para transformar a natureza com o objetivo de atender as necessidades das pessoas, melhorar sua condição de vida, física e emocional. Permitir a melhor utilização do tempo finito de cada indivíduo e a perenidade dos recursos para os seus descendentes. Sendo assim as empresas ou organizações devem lembrar que seus propósitos existenciais só fazem sentido se priorizarem a própria existência humana. A empresa não é um fim em si mesma, mas parte de uma cadeia existencial baseada em um círculo virtuoso, ainda a ser entendido e desenvolvido.

Posts mais recentes